top of page
Blog Felicity


Questionar não atrapalha!
O receio de questionar o outro, neste caso o terapeuta/profissional que acompanha o/a filho/a, continua bem presente nas famílias, explicando que sentem que são interpretados como estar a pôr o trabalho em causa e falta de confiança no mesmo. E, por isso, muitas vezes chegam até mim famílias já com historial de terapias que quando, em anamnese, questiono o que tem vindo a ser feito, que estratégias utilizavam, que objetivos trabalhavam, o porquê da fala não estar a surgir etc

Catarina Lorga
24 de nov.2 min de leitura


A relação entre dislexia e questões emocionais... Será que existe mesmo ligação?
No passado mês de Outubro assinalou-se o dia da dislexia, e é também foi uma boa oportunidade para refletirmos sobre um tema menos falado, mas de grande importância: a relação entre a dislexia e as questões emocionais. Será que existe mesmo uma ligação entre ambas? A resposta é sim. E compreender essa ligação é essencial para que exista apoio às crianças e adolescentes com dislexia. A dislexia é uma perturbação específica da aprendizagem que interfere na capacidade de ler e e

Francisca Maia
11 de nov.3 min de leitura


A linha que (não) separa os pais e os filhos.
Todos os pais já se perguntaram se estão a fazer o suficiente. Se estão a responder da melhor forma às necessidades dos seus filhos. E a verdade é que a forma como os adultos interagem com as crianças, molda a forma como elas vêem o mundo e lidam com os acontecimentos diários. Quando existe uma preocupação sobre a sensibilidade da criança em relação a situações de mudança, de separação ou a desafios do dia a dia, o pedido que é feito à/ao psicóloga(o) é, muitas vezes, que def

Luísa Cerqueira
20 de out.5 min de leitura


Organização do Espaço de Estudo: Um Aliado do Sucesso Escolar
O ambiente físico em que a criança ou o jovem estuda desempenha um papel fundamental na sua capacidade de concentração, motivação e...

Patrícia Silvestre
24 de set.3 min de leitura


Regresso às aulas – um grande desafio
Será que quem lida diariamente com as perturbações do neurodesenvolvimento, quer seja autismo, PHDA, dificuldade de aprendizagem,...

Rita Mendes
17 de set.2 min de leitura


O olhar do Terapeuta da Fala nos erros da escrita das crianças
As crianças quando aprendem a escrever, são constantemente deparadas com erros de escrita, que são, muitas vezes, motivo de frustração....

Soraia Algarinho
9 de set.2 min de leitura


Socorro, o meu filho não fala! Porque é que a terapeuta da fala sugeriu uma avaliação de terapia ocupacional?
Nós sabemos que é muitas vezes desesperante para as famílias quando se deparam com esta situação porque não é a resposta que procuram,...

Sofia Figueiredo e Luísa Perdiz
16 de jun.2 min de leitura


Terapia da Fala: Muito Mais do Que Falar
Todos já ouvimos expressões como “Ao ano andante, aos dois falante” . Mas e que tal pensarmos em “sempre comunicante” ? Quem trabalha em...

Rita Mendes
10 de jun.2 min de leitura


Os vídeos e o impacto na fala nas crianças
Nos dias de hoje as nossas crianças têm cada vez mais acesso a conteúdos audiovisuais, com maior facilidade e oportunidade, e uma grande...

Soraia Algarinho
23 de mai.2 min de leitura


O apagão que mostrou ser possível entreter crianças (e adultos) sem ecrãs
O recente apagão que deixou Portugal às escuras durante várias horas trouxe consigo muito mais do que rádios e velas acesas. Trouxe,...

Andreia Mendes
7 de mai.2 min de leitura


Sistemas de comunicação: “um bicho de sete cabeças”
Vamos “banalizar” os sistemas de comunicação, entender que são uma mais-valia e que são um facilitador das aprendizagens tal como os...

Catarina Lorga
5 de mai.3 min de leitura


Autismo: Mais do que saber, atuar!
Abril é o mês da consciencialização do autismo — mas porque continua a ser importante assinalá-lo e falar sobre ele? Porque, ainda hoje,...

Rita Mendes e Catarina Lorga
14 de abr.4 min de leitura


Sabia que as birras são pedidos de ajuda?
Muitos pais/cuidadores, em algum período do desenvolvimento dos seus filhos, questionam-se… “o que fazer quando o meu filho está a fazer...

Francisca Maia
26 de mar.2 min de leitura


A série “Adolescência” e o desconforto dos adultos falíveis que somos
A série Adolescência chegou com quatro episódios que parecem abalar quem a vê de forma intensa e reflexiva. A cada cena, quem assiste...

Daniela Leal
24 de mar.3 min de leitura


Estudar Sem Panicar: Como sobreviver aos exames
Se só de ouvir a palavra “exames” você já sente um aperto no peito e uma vontade incontrolável de fugir para uma ilha deserta sem manuais...

Millena Valadares
21 de mar.2 min de leitura


Será o Floortime importante?
O Floortime é uma abordagem terapêutica que está inserido nas visões dinâmicas do desenvolvimento infantil pois considera o crescimento...

Filipa Sousa
17 de mar.2 min de leitura


“Já andava para vir cá há muito tempo” – Quando iniciar a psicoterapia?
Se há uma frase que ouvimos frequentemente na primeira consulta de Psicologia, é esta: “Já devia ter vindo há muito tempo!” A decisão de...

Daniela Leal
10 de mar.2 min de leitura


O impacto das otites na fala e linguagem das crianças
Em qualquer idade, é recorrente ouvirmos falar das otites que por vezes surgem de forma recorrente e que muitas das vezes são...

Soraia Algarinho
6 de mar.2 min de leitura


A brincar é que a gente se entende!
Vamos refletir sobre a premissa: a profissão dos adultos é o seu trabalho e a das crianças é o brincar. E acrescentando que no seu...

Catarina Lorga
3 de mar.3 min de leitura


Onde está o meu “grilo falante”? – A importância das autoinstruções para crianças com PHDA
Na minha prática com crianças, gosto de utilizar histórias como recurso para ajudá-las a compreender melhor os seus desafios e a...

Jordana Azevedo
28 de fev.2 min de leitura
bottom of page
