Terapia
Ocupacional |
Integração
Sensorial
As áreas de intervenção da Terapia Ocupacional são:
- Atividades da vida diária
- Educação
- Sono e descanso
- Brincar/jogar
- Lazer
- Participação social
Atividades da
vida diária
PRINCIPAIS SINAIS DE ALERTA
IDENTIFICADOS
- Desafios na autonomia
- Dificuldade em seguir as sequência de vestir/despir e de tomar banho
- Não apertar cordões, botões e fechos
- Reações negativas à textura de determinadas roupas
- Reação negativa a cortar as unhas
- Reação negativa a pentear o cabelo
- Reação negativa a cortar o cabelo
- Reação negativa a escovar os dentes
- Não gostar de tomar banho
- Rejeitar a colocação de cremes
- Rejeitar novos alimentos
- Tem reflexo de vómito ou vomita com determinados alimentos
- Aceitar poucos alimentos na dieta
- Dificuldades em beber pelo copo
- Dificuldades em utilizar os talheres para se alimentar (colher, garfo e faca)
- Não gosta de ter a roupa suja
- Rejeição do momento de trocar a fralda
- Rejeição da sanita e pote
- Rejeição de secagem do cabelo
- Assustar-se com o som do secador
- Não gosta de lavar nem de limpar a cara
- Gosta de levar à boca objetos não comestíveis
- Parece ter medo de descer escadas, pavimentos inclinados ou passeios
Educação
PRINCIPAIS SINAIS DE ALERTA
IDENTIFICADOS
- Dificuldade em permanecer sentado e atento nas tarefas escolares
- Distrair-se com facilidade
- Deixa-se escorregar pela cadeira quando está sentado (tem dificuldade em manter o tronco ereto)
- Muito agitado
- Letra ilegível
- Cansaço nas tarefas de escrita
- Dificuldade em participar nas tarefas escolares
- Rejeição de atividades grafomotoras (escrever, pintar, desenhar, etc.)
- Dificuldades no recorte
- Não gosta de se sujar em atividades escolares ou no recreio
- Reações negativas no refeitório escolar
- Revela pobre coordenação e parece desajeitado
- Agarra nos objetos (lápis ou colher) com demasiada força
- Agarra nos objetos (lápis ou colher) com pouca força
- Procurar atividades tais como puxar, empurrar, arrastar, levantar e saltar
- Esbarra com os colegas
- Parece exercer demasiada pressão nas tarefas (ex: ao pintar)
- Empurra ou puxa as outras crianças com frequência
- Tem dificuldade em imitar ações (ex. canções com gestos)
Brincar e jogar
PRINCIPAIS SINAIS DE ALERTA
IDENTIFICADOS
- Realiza sempre as mesmas brincadeiras
- Tem dificuldade em introduzir novas ideias durante as brincadeiras - Brinca de forma repetida durante o jogo livre;
- Não faz mudanças nas atividade de forma a aumentar o desafio das mesmas
- Dificuldades em resolver problemas durante as suas brincadeiras
- Dificuldade ou medo em utilizar os equipamentos do parque ou recreio
- Prefere brincar sozinho do que com outras crianças
- Não consegue selecionar atividades para brincar
- Tem dificuldade em entrar e sair do triciclo
- Tem dificuldade em descobrir como manipular vários objetos/brinquedos
- Dificuldade em arrumar os materiais nos seus devidos lugares
Sono e
descanso
PRINCIPAIS SINAIS DE ALERTA
IDENTIFICADOS
- Demorar muito tempo a adormecer
- Dificuldade em acalmar-se para adormecer
- Acordar várias vezes durante a noite
Lazer
PRINCIPAIS SINAIS DE ALERTA
IDENTIFICADOS
- Tem interesses muito restritos
- Varia pouco as atividades
Participação
social
PRINCIPAIS SINAIS DE ALERTA
IDENTIFICADOS
- Dificuldade em seguir regras e rotinas
- Não partilhar os brinquedos
- Desafios em brincar com os pares e no envolvimento com o outro
- Dificuldade em resolver os conflitos dos pares sem a intervenção do adulto
- Desafios na participação em saídas (ex. jantares, festas, shopping, supermercado, etc.)