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Terapia
Ocupacional |
Integração
Sensorial

As áreas de intervenção da Terapia Ocupacional são:

- Atividades da vida diária

- Educação

- Sono e descanso

- Brincar/jogar

- Lazer

- Participação social

Atividades da
vida diária

PRINCIPAIS SINAIS DE ALERTA

IDENTIFICADOS

- Desafios na autonomia

- Dificuldade em seguir as sequência de vestir/despir e de tomar banho

- Não apertar cordões, botões e fechos

- Reações negativas à textura de determinadas roupas

- Reação negativa a cortar as unhas

- Reação negativa a pentear o cabelo

- Reação negativa a cortar o cabelo

- Reação negativa a escovar os dentes

- Não gostar de tomar banho

- Rejeitar a colocação de cremes

- Rejeitar novos alimentos

- Tem reflexo de vómito ou vomita com determinados alimentos

- Aceitar poucos alimentos na dieta

- Dificuldades em beber pelo copo

- Dificuldades em utilizar os talheres para se alimentar (colher, garfo e faca)

- Não gosta de ter a roupa suja

- Rejeição do momento de trocar a fralda

- Rejeição da sanita e pote

- Rejeição de secagem do cabelo

- Assustar-se com o som do secador

- Não gosta de lavar nem de limpar a cara

- Gosta de levar à boca objetos não comestíveis

- Parece ter medo de descer escadas, pavimentos inclinados ou passeios

Educação

PRINCIPAIS SINAIS DE ALERTA

IDENTIFICADOS

- Dificuldade em permanecer sentado e atento nas tarefas escolares

- Distrair-se com facilidade

- Deixa-se escorregar pela cadeira quando está sentado (tem dificuldade em manter o tronco ereto)

- Muito agitado

- Letra ilegível

- Cansaço nas tarefas de escrita

- Dificuldade em participar nas tarefas escolares

- Rejeição de atividades grafomotoras (escrever, pintar, desenhar, etc.)

- Dificuldades no recorte

- Não gosta de se sujar em atividades escolares ou no recreio

- Reações negativas no refeitório escolar

- Revela pobre coordenação e parece desajeitado

- Agarra nos objetos (lápis ou colher) com demasiada força

- Agarra nos objetos (lápis ou colher) com pouca força

- Procurar atividades tais como puxar, empurrar, arrastar, levantar e saltar

- Esbarra com os colegas

- Parece exercer demasiada pressão nas tarefas (ex: ao pintar)

- Empurra ou puxa as outras crianças com frequência

- Tem dificuldade em imitar ações (ex. canções com gestos)

Brincar e jogar

PRINCIPAIS SINAIS DE ALERTA

IDENTIFICADOS

- Realiza sempre as mesmas brincadeiras

- Tem dificuldade em introduzir novas ideias durante as brincadeiras - Brinca de forma repetida durante o jogo livre;

- Não faz mudanças nas atividade de forma a aumentar o desafio das mesmas

- Dificuldades em resolver problemas durante as suas brincadeiras

- Dificuldade ou medo em utilizar os equipamentos do parque ou recreio

- Prefere brincar sozinho do que com outras crianças

- Não consegue selecionar atividades para brincar

- Tem dificuldade em entrar e sair do triciclo

​​- Tem dificuldade em descobrir como manipular vários objetos/brinquedos

- Dificuldade em arrumar os materiais nos seus devidos lugares

Sono e
descanso

PRINCIPAIS SINAIS DE ALERTA

IDENTIFICADOS

- Demorar muito tempo a adormecer

- Dificuldade em acalmar-se para adormecer

- Acordar várias vezes durante a noite

Lazer

PRINCIPAIS SINAIS DE ALERTA

IDENTIFICADOS

- Tem interesses muito restritos

- Varia pouco as atividades

Participação 
social

PRINCIPAIS SINAIS DE ALERTA

IDENTIFICADOS

- Dificuldade em seguir regras e rotinas

- Não partilhar os brinquedos

- Desafios em brincar com os pares e no envolvimento com o outro

- Dificuldade em resolver os conflitos dos pares sem a intervenção do adulto

- Desafios na participação em saídas (ex. jantares, festas, shopping, supermercado, etc.)

Atenção: é importante salvaguardar que os sinais de alerta não se aplicam a todas as faixas etárias. No decorrer do desenvolvimento da criança, é de esperar que as competências se complexifiquem.

O seu filho / sua filha demonstra alguns destes sinais?

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