Núcleos de
Intervenção
Núcleo de
Desenvolvimento
e Perturbação
do Espectro
de Autismo
O Núcleo de Desenvolvimento e de Perturbações do Espectro de Autismo (PEA) da Felicity, pretende apoiar as crianças, adolescentes, famílias e escola, bem como conseguir responder aos desafios diários nos diferentes contextos.
As PEA são perturbações do neurodesenvolvimento, caracterizadas por dificuldades na interação social, comunicação (verbal/ não verbal), padrões e interesses restritos e ou estereotipados. Estas podem influenciar a percepção da criança e ou do adolescente daquilo que o rodeia, as diversas reações a determinadas situações. A forma como se relacionam com os outros pode ter impacto negativo na vida pessoal, familiar e escolar. A identificação dos sinais de alerta, ainda que subtis, podem constituir-se como preditores de uma maior capacidade de adaptação e flexibilidade das crianças, adolescentes e respectivas famílias.
Este núcleo é constituído por uma equipa de profissionais com formação específica nas diferentes áreas (psicologia, terapia da fala, terapia ocupacional) que trabalha de forma integrada e transdisciplinar, desde o diagnóstico à intervenção junto da criança, família e escola.
Aquando da necessidade de uma avaliação formal, esta é realizada através de um protocolo clínico, estabelecido, através da aplicação de um conjunto de instrumentos formais de diagnóstico como o ADOS (Autism Diagnostic Observation Schedule) e o ADIR (Autism Diagnostic Interview Revised), no caso das Perturbações do Espectro de Autismo. Para a avaliação formal do desenvolvimento são utilizadas outros instrumentos/escalas, por exemplo a Griffiths III (Escalas de Desenvolvimento Mental de Griffiths) e outros instrumentos de avaliação de acordo com as idades, necessidades e/ou outras variáveis a considerar. Este momento avaliativo formal é realizado por psicólogos com formação específica na aplicação dos referidos instrumentos de avaliação, cumprindo o protocolo clínico associado a cada aplicação e momento. Este permite a concretização de um relatório que se constitui como um instrumento de análise para a definição de um plano de intervenção junto da criança e ou adolescente, família e escola, que tem como base um suporte teórico baseado em evidência científica e nas melhores práticas clínicas.
Núcleo da
Perturbação de
Hiperatividade e
Défice de Atenção
O Núcleo de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é constituído por um conjunto de técnicos com formação específica (psicólogos, terapeutas ocupacionais e terapeutas da fala). A constituição deste núcleo surge do aumento da procura por parte dos pais e dos professores em identificarem cada vez mais precocemente sinais de alerta e preocupação perante a possibilidade de acompanhamento. No seio da equipa técnica da Felicity, surge a necessidade de estudo e investigação desta perturbação e a preparação de um modelo de consultas com base nos modelos teóricos com evidência científica atualizada.
Este núcleo pretende dar uma resposta clínica integrada, envolvendo todos (criança/adolescente, família e escola) numa abordagem multimodal. Passa por acolher os pais, as crianças e adolescentes com PHDA, avaliar as necessidades identificadas, tendo em consideração as especificidades de cada família, articular e envolver a escola, bem como as entidades sociais que fazem parte da vida social, adequando um plano de intervenção. Este plano pode várias vezes contemplar um ou vários momentos de avaliação.
Posteriormente são definidas as linhas de orientação para a intervenção com a criança ou adolescente, como por exemplo (gestão das emoções, da ansiedade, competências pessoais e sociais, métodos e hábitos de estudo). Em simultâneo intervenção com pais (sessões individuais de suporte parental e de gestão de comportamento, grupos de pais) e intervenção em contexto escolar ou outros contextos educativos e comunitários essenciais à criança/adolescente (ex: ATL, grupos desportivos). É ainda importante referir que a equipa reúne com alguma regularidade com outros profissionais na área da saúde e educação numa perspetiva de abertura a outras áreas científicas de conhecimento numa perspetiva dinâmica e de constante evolução.
Núcleo de
Dificuldades
de Aprendizagem
O Núcleo de Dificuldades de Aprendizagem tem como missão transformar vidas através da educação. Contamos com uma equipa de psicólogos, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais altamente qualificados e com experiência nas Perturbações de Aprendizagem Específicas (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia) e em outras perturbações do neurodesenvolvimento que impactam no desempenho académico.
A nossa avaliação e intervenção é baseada na melhor evidência científica com recurso a um conjunto de provas e materiais aferidos para a população e para os quais a nossa equipa possui formação especializada. Valorizamos o trabalho multidisciplinar e em colaboração com a família e a escola para oferecer um acompanhamento completo e eficaz, e para isso, privilegiamos a articulação com todos os intervenientes de forma regular.
Acreditamos que cada indivíduo aprende de forma única e, por isso, desenvolvemos planos de intervenção individualizados, considerando as necessidades específicas de cada um.
Para além disso, as dificuldades de aprendizagem podem afetar não apenas o desempenho académico, mas também impactar a autoestima e o bem-estar emocional. O nosso núcleo preocupa-se em garantir um espaço seguro para que as crianças e adolescentes expressem os seus sentimentos e desenvolvam estratégias para lidar com as suas frustrações e/ou preocupações, a fim de promover uma melhor gestão emocional.
Núcleo da
Perturbação de
Hiperatividade e
Défice de Atenção
O Núcleo de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é constituído por um conjunto de técnicos com formação específica (psicólogos, terapeutas ocupacionais e terapeutas da fala). A constituição deste núcleo surge do aumento da procura por parte dos pais e dos professores em identificarem cada vez mais precocemente sinais de alerta e preocupação perante a possibilidade de acompanhamento. No seio da equipa técnica da Felicity, surge a necessidade de estudo e investigação desta perturbação e a preparação de um modelo de consultas com base nos modelos teóricos com evidência científica atualizada. Este núcleo pretende dar uma resposta clínica integrada, envolvendo todos (criança/adolescente, família e escola) numa abordagem multimodal. Passa por acolher os pais, as crianças e adolescentes com PHDA, avaliar as necessidades identificadas, tendo em consideração as especificidades de cada família, articular e envolver a escola, bem como as entidades sociais que fazem parte da vida social, adequando um plano de intervenção. Este plano pode várias vezes contemplar um ou vários momentos de avaliação. Posteriormente são definidas as linhas de orientação para a intervenção com a criança ou adolescente, como por exemplo (gestão das emoções, da ansiedade, competências pessoais e sociais, métodos e hábitos de estudo). Em simultâneo intervenção com pais (sessões individuais de suporte parental e de gestão de comportamento, grupos de pais) e intervenção em contexto escolar ou outros contextos educativos e comunitários essenciais à criança/adolescente (ex: ATL, grupos desportivos). É ainda importante referir que a equipa reúne com alguma regularidade com outros profissionais na área da saúde e educação numa perspetiva de abertura a outras áreas científicas de conhecimento numa perspetiva dinâmica e de constante evolução.
Núcleo de
Dificuldades
de Aprendizagem
O Núcleo de Dificuldades de Aprendizagem tem como missão transformar vidas através da educação. Contamos com uma equipa de psicólogos, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais altamente qualificados e com experiência nas Perturbações de Aprendizagem Específicas (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia) e em outras perturbações do neurodesenvolvimento que impactam no desempenho académico.
A nossa avaliação e intervenção é baseada na melhor evidência científica com recurso a um conjunto de provas e materiais aferidos para a população e para os quais a nossa equipa possui formação especializada. Valorizamos o trabalho multidisciplinar e em colaboração com a família e a escola para oferecer um acompanhamento completo e eficaz, e para isso, privilegiamos a articulação com todos os intervenientes de forma regular.
Acreditamos que cada indivíduo aprende de forma única e, por isso, desenvolvemos planos de intervenção individualizados, considerando as necessidades específicas de cada um.
Para além disso, as dificuldades de aprendizagem podem afetar não apenas o desempenho académico, mas também impactar a autoestima e o bem-estar emocional. O nosso núcleo preocupa-se em garantir um espaço seguro para que as crianças e adolescentes expressem os seus sentimentos e desenvolvam estratégias para lidar com as suas frustrações e/ou preocupações, a fim de promover uma melhor gestão emocional.
Grupos
- Grupos de Desenvolvimento
- Grupo para Pais e Professores