A importância da participação da família nas Dificuldades de Aprendizagem
- Filipa Sousa

- 15 de jan.
- 2 min de leitura
Quando uma criança tem de enfrentar dificuldades no que toca à aprendizagem e após um diagnóstico, as atenções ficam maioritariamente voltadas para a escola, professores e materiais adaptados. Esquecendo-se assim, muitas vezes, que a família tem um grande impacto na forma como a criança irá gerir toda a situação.

Na rotina do dia a dia torna-se difícil assumirmos este papel, acabando por deixar restrito à escola a principal função de ajudar a criança. A família, mais do que reforçar que a criança tem de estudar mais, estar mais concentrada, tem uma influência direta no desenvolvimento da criança, tanto a nível emocional como motivacional e organizacional.
Uma criança nesta fase está perdida, desmotivada, frustrada, precisando de muito reforço positivo, isto é, ser reconhecida por pequenos esforços, ser elogiada, encorajada, com o objetivo de se tornar confiante, mesmo que seja ao seu próprio ritmo.
O apoio ao seu ritmo e à rotina escolar é também um ponto essencial. Estabelecer horários de estudo, acompanhar a realização de tarefas, como trabalhos de casa, comunicação constante com os professores, irá criar um ambiente de suporte e assim facilitar este processo.
Tudo o que a criança sente deve ser acolhido, todas estas dificuldades devem ser reconhecidas e vistas como fragilidade, e evitar assim, criticas e comparações, sendo que muitas vezes são feitas de forma inconsciente, mas que terão um grande impacto na criança e fará com que desenvolva sentimentos de incapacidade.
Todos sabemos que será uma fase complicada, mas a criança só precisa de alguém que seja colo, porto seguro, que mostre que ela não está sozinha, alguém que confie nela mais do que ela própria, e quem melhor do que a família para o fazer?! Este apoio incondicional dos pais/família é como um abraço silencioso que mostra que estão dispostos a aprender juntos.
Também é de extrema importância a procura de ajuda especializada, de forma a todos (criança e família) serem ajudados e capacitados para lidar com estas dificuldades, pois estas prevalecem durante toda a vida, sendo necessário a aprendizagem de estratégias para conseguir lidar com as mesmas.
A intervenção profissional em conjunto com o apoio familiar irá potencializar e fortalecer a aprendizagem e autonomia.
O caminho faz-se com passos pequenos e com uma família presente e cheia de amor, a jornada parece muito mais fácil .
Palavras-chave: dificuldade de aprendizagem; família; papel; fortalecer, autonomia; ajuda; apoio; importância




Comentários