Será o Floortime importante?
- Filipa Sousa
- 17 de mar.
- 2 min de leitura
O Floortime é uma abordagem terapêutica que está inserido nas visões dinâmicas do desenvolvimento infantil pois considera o crescimento da criança um processo contínuo, tendo sobretudo como base o desenvolvimento da relação e envolvimento com o outro, ou seja, as crianças aprendem pela relação afetiva que estabelecem com os outros. Por isso, esta abordagem é bastante utilizada em crianças com atrasos e perturbações de desenvolvimento, como por exemplo crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).

Esta abordagem vê a criança como um todo, colocando-a no centro do processo, valorizando as suas individualidades, os seus interesses, respeitando as suas características e prioriza a construção de ligações emocionais para promover as aprendizagens e o crescimento.
A relação é o ponto de partida, inicialmente nada se impõe, segue-se a iniciativa da criança, mostrando interesse pelo que está a fazer, promovendo assim uma interação genuína e significativa como ferramenta de crescimento.
Este é só um começo motivador para a criança e com isso vai-nos permitindo ir conduzindo aos poucos o processo, de forma a alcançar os objetivos definidos.
O que também tem um papel fundamental neste processo é a família/cuidadores, pois estes momentos não podem acontecer só em terapia, devem ser integrados no dia-a-dia, em momentos simples de brincadeira e de interação. Estas brincadeiras têm um papel poderoso, pois através delas a criança não só se diverte, como expande e incentiva as interações ajudando-a a comunicar, resolver problemas e a construir habilidades de vida importantes. Para que seja possível uma integração e participação nos diferentes contextos de vida também promove níveis de desenvolvimento funcional, de forma a trabalhar competências como regulação emocional, atenção partilhada, comunicação e pensamento simbólico.
O foco na criança, também pretende com que se destaquem os seus pontos fortes e se trabalhe a partir deles, criando assim confiança e motivação.
Na prática, no Floortime, o terapeuta ou o cuidador, vai literalmente para o chão, para brincar e interagir com a criança de forma a respeitar o espaço, desenvolvimento e interesses da mesma.
Esta abordagem tem bastantes benefícios e é flexível, pois como tem em conta os interesses e intenção das crianças, é adaptada às necessidades únicas de cada uma, ajuda a construir laços emocionais fortes entre a criança e o cuidador, estimula o desenvolvimento social, emocional e cognitivo.
Stanley Greenspan diz “Floortime é a pedra angular que impulsiona o processo de desenvolvimento”, mostra-nos como o brincar seguindo as intenções da criança é fundamental para o desenvolvimento infantil.
Palavras-Chave: Floortime; relação; desenvolvimento; brincar; interação; autismo
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