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O impacto das otites na fala e linguagem das crianças

Foto do escritor: Soraia AlgarinhoSoraia Algarinho


Em qualquer idade, é recorrente ouvirmos falar das otites que por vezes surgem de forma recorrente e que muitas das vezes são desvalorizadas, essencialmente, pelo impacto que podem ter. As otites, ou seja a inflamação no ouvido, podem afetar a parte externa, média (líquida ou serosa) ou interna do ouvido, pode afetar crianças de todas as idades, especialmente nos primeiros anos de vida, quando o desenvolvimento da fala e da linguagem quando esta se encontra em desenvolvimento. Quando recorrentes ou com efusão (acúmulo de líquido no ouvido médio), podem provocar uma perda auditiva temporária. Como resultado, a criança pode apresentar dificuldades na aquisição da linguagem e na produção da fala, tal como:


  • Atraso na aquisição da linguagem, a criança pode demorar mais tempo a começar a falar ou apresentar um vocabulário reduzido para a idade;

  • Dificuldades na discriminação dos sons, pois são sons semelhantes, como

    /p/-/b/ ou /s/-/z/, podem ser confundidas e provocar erros na fala e no reconhecimento das palavras;

  • Alterações na articulação de palavras, produção de frases curtas e agramaticais (erros);

  • Comprometimento da compreensão oral, ou seja, a criança apesar de ouvir, a qualidade do som percebido pode estar alterado (parecido com o som que ouvimos quando estamos debaixo de água), dificultando a compreensão da fala dos outros.


Tal como referido, muitas vezes as otites passam despercebidas, e porquê? As otites podem não causar dor intensa ou febre (otites médias com efusão - temporárias) que são as mais associadas à perda auditiva temporária. Como resultado, podem ser ignorados pelos pais e até pelos profissionais de saúde, especialmente se uma criança não se queixa de desconforto, se se resolvem “sozinhas”. As crianças podem compensar a perda com auto-estratégias (leitura de lábios ou pistas do próprio contexto) e, podem ser vistas como sendo desatentas ou sem interesse sobre o que as rodeia.


A avaliação auditiva regular é essencial para evitar impactos negativos no desenvolvimento da fala e da linguagem. Se uma criança apresenta atrasos na linguagem, dificuldades na fala ou na compreensão oral, é importante procurar possíveis problemas auditivos.


A deteção e o tratamento precoce (acompanhamento médico, colocação de tubos de ventilação ou terapia da fala), podem minimizar os impactos das otites no desenvolvimento da criança e garantir uma aquisição da linguagem adequada.


Palavras-Chave: Otites; Crianças; Atraso da Linguagem; Fala

 
 
 

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