Teresa Jacques
Psicologia Clínica e da Saúde
Sou uma pessoa dedicada e sempre disposta a aprender.
Gosto de enfrentar novos desafios e acredito que cada experiência traz uma oportunidade de crescimento. Estou sempre aberta a novas ideias e acredito que o conhecimento é algo que deve ser compartilhado. Gosto de contribuir de forma positiva onde quer que esteja.
Na prática clínica, trabalho em avaliação e intervenção psicológica, desde a infância até à idade adulta.
Sou apaixonada por cães e música.
Áreas de Intervenção
- Avaliação e intervenção em crianças e adolescentes nas Perturbação Específica da Aprendizagem;
- Avaliação e intervenção em crianças e adolescentes na Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA);
- Avaliação e intervenção neuropsicológica com crianças, adolescentes e adultos/idosos;
- Perturbação da Ansiedade.
Formação
- Mestrado Integrado em Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde), FPCEUP.
- A frequentar o Programa Doutoral em Psicologia, FPCEUP.
Crianças e Adolescentes:
- Avaliação Neuropsicológica com a BANC, hogrefe;
- Intervenção Com Crianças e Jovens em Risco, ordem dos psicólogos;
- Curso de Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita, FPCEUP.
Adultos:
- Demência: O Psicólogo No Rastreio, Avaliação e Intervenção, ordem dos psicólogos;
- Curso de Avaliação Neuropsicológica no Adulto e no Idoso, MDC.
Cédula Profissional nº 25521
Publicações
- Jacques, T., & Alves, R. A. (2024). Self-Immersed Expressive Writing Increases LF/HF Ratio and Decreases Expressive Suppression. Journal of Psychophysiology, 38(3), 117-130. https://doi.org/10.1027/0269-8803/a000334
- Jacques, T., Marine, J., & Rogers, P. (2024). Improving systematic reviews of longitudinal writing research: Definitions, questions, and procedures. In T. Phillips & Dippre, R. (Eds.) Improvisations: Methods and Methodologies for Lifespan Writing Research. WAC Clearinghouse. https://doi.org/10.37514/PER-B.2024.2289.2.09
- Jacques, T., Azzam, A.P., Costa, F., Alves, R.A. (2023). Influence of disclosure topic and linguistic perspective on expressive writing. In: Liu, X., Hebert, M., Alves, R.A. (eds) The Hitchhiker's Guide to Writing Research. Literacy Studies, vol 25. Springer, https://doi.org/10.1007/978-3-031-36472-3_19
- Jacques, T., Alves, R. A., Fadaei, S., & Barbosa, F. (2020). Real-time psychophysiological and writing correlates of expressive writing. Experimental Psychology, 67(4), 237-245. https://doi.org/10.1027/1618-3169/a000495
- Jacques, T., Costa, F., Fadaei, S., Paiva, J. C., Alves, R. A., Leal, J. P. & Barbosa, F. (2019). Heart rate variability correlates of expressive writing. [Abstract]. Porto Biomedical Journal, 4(6), 33. https://doi.org/10.1097/j.pbj.0000000000000054

