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Ana Rita Mendes
Coordenadora da Equipa Técnica

Terapia da Fala

Gosto de viajar e de conhecer diferentes sítios e costumes.

Nessas viagens o que me fascina é a forma como as pessoas comunicam sem dominarem a língua.

Por este mesmo motivo, defendo que a comunicação é um direito de todos, qualquer que seja a forma.

Defendo ainda uma intervenção em equipa, acreditando que o sucesso da terapia centra-se na colaboração entre todos: famílias, educadores/professores e profissionais de saúde.

Áreas de Intervenção

- Perturbações do Neurodesenvolvimento (Atraso no desenvolvimento, Perturnação do Espectro do Autismo)
- Interação e Comunicação
- Comunicação Aumentativa
- Intervenção em Contexto
- Dispraxia
- Perturbações dos Sons da Fala
- Pertubação da Linguagem
- Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem
- Dificuldades de Aprendizagem Específicas (Dislexia, Disortografia)

Formação

- Mestrado em Terapêutica da Fala – Ramo da criança.
- Pós-Graduação em Comunicação Aumentativa e Alternativa da Infância à idade Adulta
- Pós-Graduação em Motricidade Orofacial
- Modelo DIR Floortime Nível 101, 201 e 202
- PROMPT Nível 1 e 2
- The SCERTS Model: A Comprehensive Educational Approach for Children with Autism Spectrum Disorders
- Affect-Based Language Curriculum (ABLC)
- Formação na área de Comunicação aumentaitiva, Autismo, Alimentação, Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem específicas
- Supervisão na área das Perturbações do Neurodesenvolvimento

Publicações

- Mendes, A.R. Lorga, C. e Peixoto, V. (2020). Autismo: Características Gerais e da Comunicação. In V. P. Peixoto, Rocha, J. & Maia, F. (Orgs). Metodologias de Intervenção em Terapia da Fala, 2º Volume. Porto, Publicações Universidade Fernando Pessoa.
- Lorga, C., A. R., Mendes e Peixoto, V. (2020). Autismo e Comunicação Aumentativa e Alternativa. In V. P. Peixoto, Rocha, J. & Maia, F. (Orgs). Metodologias de Intervenção em Terapia da Fala, 2º Volu-me. Porto, Publicações Universidade Fernando Pessoa.
- Tese de mestrado: Perceção dos Educadores de Infância acerca do uso da Comunicacação Aumentativa e Alternativa com crianças com Perturbação do Espectro do autismo (2019)
- Projeto de Graduação no âmbito da Licenciatura: Aplicação da CCC-P (Checklist da Comunicação da Criança) em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo) (2011)

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