Sabia que as birras são pedidos de ajuda?
- Francisca Maia
- 26 de mar.
- 2 min de leitura
Muitos pais/cuidadores, em algum período do desenvolvimento dos seus filhos, questionam-se… “o que fazer quando o meu filho está a fazer birras?”
Bem, para começar vamos clarificar o que são birras e porquê que elas acontecem. A chamada birra é sinónimo de desregulação emocional, sabia? De forma mais completa, as birras são um comportamento normativo, expectável da infância devido à imaturidade neurológica que as crianças atravessam na primeira infância. As birras são caracterizadas por explosões emocionais que podem incluir choro, gritos, recusa em cooperar e, por vezes, comportamentos mais intensos, como por exemplo bater, morder ou atirar objetos.

Estas situações de birras, podem acontecer quando as crianças estão cansadas, com sono, com fome, por não conseguirem um brinquedo que querem, por ciúmes, entre outras situações, como por exemplo por dor ou mau estar.
Embora possam ser desafiadoras para os pais/cuidadores, as birras não são formas de manipulação, mas sim uma manifestação natural do desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Quando a criança está nesse momento, ela está a dizer “Eu preciso de ti”. As crianças precisam de um adulto para ajudar a acalmar e a regular.
Quando os adultos abordam as birras com paciência, empatia e consistência ajudam a criança a sentir-se compreendida, valorizada, amada e a desenvolver competências imprescindíveis para a sua vida futura. De seguida apresento algumas estratégias que podem auxiliar os pais/cuidadores nestes momentos:
1) Manter a calma, respondendo de forma tranquila e controlada, ajuda a criança a sentir-se segura e a aprender que as emoções intensas podem ser geridas sem reações explosivas.
2) Validar os sentimentos mostrando empatia e compreensão, dizendo por exemplo “Percebo que estás zangado/a porque querias brincar mais tempo”, ajuda a criança a sentir-se compreendida.
3) Oferecer alternativas e distrações em vez de simplesmente dizer “não”, apresentar opções que estejam ao alcance da criança pode ajudá-la a sentir maior controlo da situação.
4) Estabelecer limites consistentes, as crianças necessitam de limites para sentirem-se seguras, uma vez que saber o que esperar reduz a probabilidade de birras.
5) Se a birra continuar, dar tempo à criança com um momento de silêncio e num lugar seguro pode ser fundamental,uma vez que os bombardeamentos auditivos potenciam a zanga, para que a criança se consiga acalmar antes de retomar a comunicação.
6) Reforçar e elogiar o bom comportamento da criança pode incentivar a comportamentos positivos e diminuir as birras.
Concluindo, as birras não devem ser ignoradas nem interpretadas como “manhas” ou manipulação. Lidar com birras é, de facto, um desafio para os pais/cuidadores. Um psicólogo pode ajudar a desenvolver estratégias de regulação emocional para o/a seu/sua filho/a e para a sua família.
Palavras-Chave: birras; desenvolvimento; infância; explosão emocional; estratégias; validação emocional; compreensão; regulação emocional
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