O counseling é uma forma de ajuda focada nas necessidades e objectivos da pessoa (McLeod, 2003).
Esta área atua no âmbito desenvolvimental, de suporte à crise, psicoterapêutico, de orientação ou de resolução de problemas. O objetivo do counseling é dar ao cliente a oportunidade de explorar, descobrir e clarificar formas de viver mais satisfatórias e com mais recursos (BAC, 1984, citado por McLeod, 2003).
O counseling pretende assim ajudar a que a pessoa aprenda a realizar os seus objectivos através de escolhas significativas e conscientes e através de resolução de problemas de natureza emocional ou interpessoal. (Burks & Stefflre, 1979, citado por McLeod, 2003).
Alguns dos objetivos do counseling são (McLeod, 2003):
-
Promover insight: compreensão das causas das dificuldades emocionais e desenvolvimento da capacidade de controlo racional dos sentimentos e acções.
-
Desenvolver a capacidade de criar e manter relações significativas e satisfatórias com outras pessoas.
-
Promover a auto-consciência: tornar-se mais consciente dos pensamentos e sentimentos que foram bloqueados ou negados e da percepção dos outros sobre si.
-
Fomentar a auto-aceitação: desenvolvimento de uma atitude positiva de si mesmo.
-
Promover a resolução de problemas: encontrar a solução para um problema específico que o cliente não conseguiu resolver sozinho.
-
Desenvolver as competências sociais: aprender competências sociais e interpessoais tais como manter o contacto ocular, dar a sua vez nas conversas, assertividade e controlo da raiva.
-
Promover a mudança cognitiva e comportamental, modificando ou substituindo de crenças irracionais ou padrões de pensamentos desadaptativos associados a comportamentos auto-destrutivos.
-
Fomentar a mudança sistémica, introduzindo a mudança do funcionamento dos sistemas sociais (como a família).
-
Empowerment:desenvolver competências, consciência e conhecimento que irá permitir ao cliente ter controlo da sua vida.
-
Educação Psicológica: ensinar ao cliente a usar técnicas em que aprende a compreender e a controlar o seu comportamento.
|