O conceito de Natação estruturada surgiu em 2008 através da professora Susana Rocha e a AMA-Associação de Amigos do Autismo de Viana do Castelo.
A Natação Estruturada centra-se não apenas nas capacidades em termos de desenvolvimento motor, mas também ao nível do desenvolvimento cognitivo e social.
A aula baseia-se na metodologia TEACCH, num Ensino Estruturado, que se centra nas áreas mais fortes, frequentemente, encontradas nas crianças com autismo, tais como, o processamento visual, adesão a rotinas e interesses específicos.
Consiste basicamente num sistema:
- de organização do espaço, do tempo, dos materiais e das actividades;
- com definição clara de tarefas (como, quando e quanto);
- com rotinas e regras explícitas.
Esta organização promove a estrutura e a auto-regulação das crianças e jovens com autismo, uma vez que se apoia em diferentes inputs visuais e actividades adequadas às suas características.
Existe uma articulação com a equipa multidisciplinar que intervém com a criança, tendo em vista o desenvolvimento das várias áreas de intervenção.
OBJECTIVOS
- Dotar as crianças de um conjunto de competências que lhes permitam deslocar-se autonomamente no meio aquático, sem ser necessariamente através de um padrão de nado estilizado;
- Aumentar os tempos de atenção partilhada, de interacção social, de contacto ocular e o desenvolvimento dos tempos de concentração e de interesse pelas actividades e materiais propostos;
- Desenvolver competências psicomotoras através de actividades que promovam as suas capacidades cognitivas e motoras;
- Promover competências de comunicação e linguagem recorrendo a um sistema baseado na informação visual.
|