For Kids
For Teens
For Adults
For Seniors
For Kids
For Kids
Musicoterapia - Grupo de Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem

 

Musicoterapia – Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem

Programa de Grupo

 

Dirigido a crianças que apresentem dificuldades de aprendizagem, problemática que requer uma intervenção intensiva e multidisciplinar.

Estas crianças apresentam funcionamento intelectual dentro ou acima da média mas existe uma discrepância significativa entre o seu potencial de aprendizagem e o nível actual de realização escolar, e o seu insucesso escolar encontra-se associado a uma ou mais das seguintes áreas: fala, leitura, escrita, cálculo e raciocínio matemático (Ferreira, 2001). Para além disso, este insucesso poderá acarretar efeitos de ordem afectiva/emocional, como baixo auto-conceito, desânimo aprendido, pouca tolerância à frustração, níveis elevados de ansiedade e dificuldades na área social.

 

As dificuldades de aprendizagem podem ser consideradas específicas (dislexia, disortografia, discalculia) ou gerais (quando não são preenchidos todos os critérios para se considerar um transtorno específico, mas os problemas interferem significativamente com o rendimento escolar) e estão associadas a um determinado grau, passível de ser alterado com uma intervenção eficaz.

 

A Musicoterapia contribui positivamente para a reeducação das áreas em défice, desde um ponto de vista fisiológico (acesso à experiência musical através do trabalho com o corpo – voz, movimento, coordenação, … ), mas também de uma perspectiva intelectual e emocional (Moreno, 1995).

 

 

Objectivos:

- Desenvolver aspectos relacionados com o sucesso da aprendizagem da leitura, escrita e/ou matemática: lateralidade, esquema corporal, orientação espácio-temporal, coordenação óculo-motora, …

- Trabalhar, a nível musical, competências específicas (consoante o caso): linguagem, grafia, raciocínio matemático, …

- Complementar o treino da consciência fonológica e treino básico das capacidades auditivas

- Estimular a memória e a atenção/concentração

- Estimular a expressão de afectos

- Promover a auto-estima e o lidar com a frustração

- Estimular o relaxamento e a minimização da ansiedade

 

 

Número de crianças:Mínimo: 2 Máximo: 4

 

Mensalidade: 60€