For Kids
For Teens
For Adults
For Seniors
Workshops - Professores - “Disciplina Positiva: Um guia para professores”

 

WORKSHOP

“Disciplina Positiva: Um guia para professores”

 

Calendarização

26 Maio 2012 (9h-13h/14h-18h)

 

Duração

8 horas

 

Pertinência

Vivemos num época em que alguns professores se sentem frustrados porque as crianças e os jovens não se comportam como “nos bons velhos tempos”. A Disciplina Positiva é uma abordagem positiva do relacionamento entre os adultos e as crianças/os jovens que visa a promoção da auto-disciplina, da responsabilidade pessoal e de competências interpessoais através dos princípios da delicadeza, do encorajamento e do respeito mútuo.

É desta forma essencial apoiar os agentes educativos  a reflectirem sobre a  disciplina, a compreenderem melhor os comportamentos inadequados dos seus alunos e a repensarem a sua própria atitude ao contactarem com uma perspectiva de mudança pela positiva.

 

Objetivos

  • Sensibilizar a Comunidade Escolar acerca de uma nova abordagem positiva da disciplina;
  • Desenvolver a aquisição de conhecimentos na temática da Disciplina Positiva;
  • Promover uma melhor compreensão dos comportamentos inadequados dos alunos;
  • Reflectir sobre as suas práticas educativas e possíveis aprefeiçoamentos;
  • Discutir e analisar situações práticas trazidas pelos/as formandos/as;
  • Identificar e caracterizar as principais formas de intervenção em contexto de turma;
  •  

Conteúdos

  1. A abordagem positiva: Noções prévias
  2. Alguns conceitos básicos
    1. Crianças como seres sociais
    2. As finalidades do comportamento
    3. Sentimento de pertença e o sentir-se importante
    4. Uma criança mal-comportada é uma criança desencorajada
    5. Interesse social
    6. Erros: excelentes oportunidades para aprender
  3. As quatro finalidades incorrectas do comportamento
    1. Atenção
    2. Poder
    3. Vingança
    4. Incapacidade Assumida
  4. Consequências lógicas e naturais
  5. Utilizar o encorajamento de modo eficaz
    1. Encorajamento versus elogio
    2. Encorajamento versus crítica
  6. Reuniões de Turma
    1. Objectivos
    2. Algumas finalidades
    3. Modo de funcionamento
    4. Atitudes e competências do professor

Exemplo de actividades

 

Destinatários

Professores dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário e outros agentes educativos.

 

Preço

50€

 

Formadores

Lorenne Barbosa - Psicóloga

 

Inscrições

lorenne.barbosa@felicity.com.pt | 935 560 775